"ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO - NA PAZ E NA GUERRA ATÉ A MORTE NÓS SOMOS A RESERVA ATENTA E FORTE!"


Home
Associação
Agenda
Convênios
Parcerias
Canções
Fotos
Notícias
Artigos
Honrarias
Uniforme R/2
Banco de Dados
CPOR-RJ-Notícias
Medalhas Major Joaquim       Thiago da Fonseca
Oportunidades Trabalho
Identidade Militar

Fale Conosco







 

Home - ENOREX

XIX ENOREX

XIX enorex

FORMÚLARIO DE INSCRIÇÃO PARA O XIX ENOREX-RIO DE JANEIRO

Clique aqui para se inscrever

COMUNICADO 01-10/JUNHO/2017

A Diretoria do CONSELHO NACIONAL DE OFICIAIS DA RESERVA - SISTEMA CNOR participa às entidades filiadas, dirigentes, quadros- sociais, autoridades militares e civis, bem como à oficialidade da Reserva das Forças Armadas Brasileiras, que promoverá na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, no período de 09 a 14 de outubro próximo, a sua atividade anual denominada Encontro Nacional de Oficiais da Reserva do Exército - ENOREx, já na décima nona versão.....    continue lendo

— COMUNICADO 02 - 07/JULHO/2017

Clique aqui para ver


XIX ENCONTRO NACIONAL DE OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO

 

1. Introdução

Profissionais de inúmeros setores da sociedade nacional - que já integraram à ativa do Exército na condição de oficiais temporários - reúnem-se, anualmente, numa convenção de atualização e congraçamento da Reserva. O evento é uma realização do CONSELHO NACIONAL DE OFICIAIS DA RESERVA, entidade central do Sistema CNOR, sediado no Rio de Janeiro, e que se compõe de um conjunto de vinte e quatro associações regionais - AOREs - sediadas em todos os estados da federação, com um cadastro de quase dez mil integrantes. A relevância do Encontro fica evidenciada na medida em que se constata que os oficiais R/2 - cerca de cem mil no país - são cidadãos cuja formação castrense os transforma, ao deixarem o serviço ativo, em “embaixadores” das FFAA junto ao segmento civil da sociedade. Presentes em todos os setores da vida nacional, os oficiais R/2, por seus perfis e qualificações, são importantes formadores de opinião e os ENOREx se constituem num relevante instrumento de atualização profissional-militar, bem como uma eficiente ferramenta para manter e incrementar os princípios, valores e atributos aprendidos na caserna.
O evento de 2017 - décimo nono em vinte anos de existência do CNOR - será realizado na cidade do Rio de Janeiro, no período de 9 a 14 de outubro próximo, com seis dias de duração, promovido pela AORE/Rio de Janeiro, e tendo como principal base de apoio as instalações do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro, na Av. Brasil nº 5292, em Bonsucesso, Rio de Janeiro.

As atividades previstas incluem cinco frentes principais de atuação:

a)palestras de atualização em temas militares (proferidas por oficiais-generais do Exército, Marinha e Aeronáutica) e conferências sobre matérias relevantes do cenário nacional ou internacional, ministradas por destacadas personalidades civis ou militares;

b)visitas a organizações militares das FFAA;

c)competições de tiro de fuzil e/ou pistola;

d)eventos socioculturais e de confraternização; e

e)assembleia geral dos gestores do Sistema CNOR.

2. Projeto

Sob o formato de uma Convenção Nacional, oficiais dos vários segmentos da reserva das FFAA e diferentes épocas de formação, estarão reunidos este ano no XIX ENOREx, que será promovido pela ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO, REGIONAL RIO DE JANEIRO - AORE/RJ. Como nos ENOREx anteriores, a organização do evento buscará o apoio das forças armadas, em especial do Exército Brasileiro, bem como de patrocinadores e apoiadores públicos e privados.

A importância deste grande evento traduz-se em:

2.1 Integração, congraçamento e confraternização entre os oficiais da reserva e reformados, com ênfase para os da reserva não remunerada. Tais objetivos serão atingidos por meio de formaturas, palestras, plenárias, atividades sociais, competições desportivas, passeios turísticos, atividades de lazer e visitas a organizações e instalações militares.

2.2 Atualização profissional dos oficiais da reserva, bem como abordagens diversas sobre temas de relevância dos cenários nacional e internacional, de interesse das FFAA, através de informações e análises confiáveis, bem como possibilitando ao Exército o estabelecimento e divulgação de diretrizes que irão nortear as ações do Sistema CNOR.

2.3 Debates, proposições e conquistas ligadas à projeção e valorização do oficial R/2, bem como criar e/ou desenvolver doutrinas de emprego dos oficiais da reserva no meio civil, de interesse da área militar.

2.4 Quadro de palestrantes - será formado por conceituados chefes militares, à convite da Diretoria do Sistema CNOR, além de autoridades civis de notável destaque no cenário nacional. Serão, também, programadas visitas a organizações militares das três Forças, bem como haverá espaço para atividades de lazer, com ênfase para uma programação especial destinada às acompanhantes inscritas no ENOREx.
          
          3. Meta do Projeto: realizar, durante o período a ser definido, tendo como previsão o mês de outubro deste ano, o XIX Encontro Nacional de Oficiais da Reserva do Exército.

          4. Objetivos Gerais do Projeto: Integração, atualização profissional e aprimoramento intelectual dos oficiais da reserva do Exército Brasileiro.

  1. Objetivos Específicos do Projeto

  5.1  Estabelecer diretrizes para o desenvolvimento das atividades das entidades filiadas
            ao Conselho Nacional de Oficiais da Reserva;
    5.2   Promover a integração das diversas associações filiadas ao CNOR;
    5.3   Recepcionar os representantes de associações em vias de filiação ao Sistema;
   5.4   Atualizar conhecimentos e informações sobre as forças armadas brasileiras; 
   5.5   Proporcionar aos participantes uma visão confiável do atual cenário nacional; 
   5.6   Tratar de assuntos de interesse das associações e da oficialidade R/2; 
   5.7   Estreitar os laços de companheirismo e amizade entre Ativa e Reserva;
    5.8  Promover e revigorar os princípios e valores adquiridos na caserna, entre outros:
       atitudes éticas, brasilidade, civismo, patriotismo, moralidade, diversidade étnica/
        cultural, respeito aos recursos naturais, desenvolvimento sustentável; e
   5.9   Reunir em Assembleia Geral os membros do Conselho Nacional de Oficiais da
             Reserva.
   
         6. Escolha da AORE/RJ para sediar o XIX ENOREx 

         A candidatura da AORE/RJ para sediar o XIX ENOREx foi aprovada em Assembleia Geral do CNOR. São vários os fundamentos que justificaram a decisão do plenário, entre os quais destacamos:

  1. Neste ano estarão sendo comemoradas as criações do CPOR/RJ (90 anos), AORE/RJ (25 anos) e CNOR (20 anos);
  2. O Rio de Janeiro concentra um grande efetivo de oficiais R/2, já que o CPOR/RJ, o primeiro OFOR do país, formou quase trinta mil aspirantes a oficial;
  3. A infraestrutura hoteleira da cidade e a diversidade de opções de lazer cultural estimulam a realização, pela quinta vez no Rio de Janeiro, em vinte anos de atividades do CNOR, do maior evento brasileiro que reúne oficiais integrantes da reserva do Exército Brasileiro;
O grande número de organizações militares sediadas na área do Rio de Janeiro,
  1. o que proporcionará uma desejável diversidade de opções na consecução dos objetivos do evento; e
  2. Facilidades para a realização de atividades de Tiro Esportivo e/ou Defensivo, o que se configura altamente recomendável num contexto de atualização de oficiais da reserva.  
  3. Público-alvo: 

           São esperados, mediante inscrição prévia, cerca de 300 (trezentos) oficiais de todo o país, (muitos acompanhados por seus familiares), oriundos dos mais diversos setores do segmento civil da sociedade (empresários, profissionais liberais, funcionários públicos, estudantes, políticos, juristas, educadores, etc) e que mantêm vivos os valores morais e cívicos adquiridos na caserna. Em verdade, são formadores de opinião de refinado nível, que ocupam posições de liderança e destaque em suas áreas de atuação, e que integraram, como oficiais, por até oito anos, a ativa do Exército Brasileiro. 

  1. Indicação das contrapartidas institucionais: 

      8.1 Inserção do nome e/ou logomarca de colaboradores, patrocinadores e apoiadores em 350 kits dos participantes (composto por 350 camisetas oficiais, 350 bolsas, 350 pastas, 350 blocos, 350 bonés e 350 crachás), como também em cartazes, folders, painéis, banners, site oficial do evento e ações de marketing direto em folhetos, mailings por carta, fax ou comunicação eletrônica, nas redes sociais, e em todas as formas de divulgação do evento que a organização vier a utilizar; 

      8.2 Possibilidade de acesso à mídia de imprensa (rádio, televisão, jornais, revistas) que divulgarem o evento. 
           
      8.3 Aumento da visibilidade e credibilidade da imagem do patrocinador, colaborador ou apoiador, vinculando-a a um evento de âmbito nacional e ligado às Forças Armadas, instituição que desfruta, segundo as últimas pesquisas da FGV, dos maiores índices de credibilidade junto ao povo brasileiro.

      8.4 Alcance de um grande e seleto grupo de profissionais altamente qualificados, participantes do evento, formadores de opinião que ocupam variados setores do segmento civil da sociedade; 
      8.5 Ampla divulgação entre as 24 (vinte e quatro) Associações de Oficiais da Reserva filiadas ao Sistema CNOR, por todos os estados da federação;

      8.6 Divulgação em todo o universo de ex-alunos de CPOR/NPOR do Brasil;

      8.7 Possibilidade de espaço para montagem de estande (a critério da empresa, fornecimento e encargo) em área próxima ao local do evento. 

 O ENOREx É O MAIOR NETWORKING DE PROFISSIONAIS DE DIVERSOS RAMOS UNIDOS POR UM LAÇO EM COMUM: O OFICIALATO DA RESERVA DO EXÉRCITO BRASILEIRO.

 

                                   PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

DIAS 7 e 8 de OUTUBRO - SÁBADO E DOMINGO

HORA

ATIVIDADE

LOCAL

     Várias

Recepção, Traslado e Hospedagem
    dos inscritos no XIX ENOREx

   Aeroportos e Rodoviárias. Apoios:
CML/DECEx/ DESMil/1ªRM/CPORRJ

 

                                        DIA 9 de OUTUBRO - SEGUNDA-FEIRA

HORA

             JORNADA DO EXERCITO  (01) 

LOCAL

06:00 às 08:30

       Deslocamento para local a definir

Locais hospedagem/local das
       atividades (a definir)

08:30 às 09:30

Abertura XIX ENOREx.Formatura/Desfile

             CPOR/RJ

09:30 às 10:00

                      Coffee-Break

             CPOR/RJ

10:00 às 10:50

    Abertura da Jornada do Exército (01)
    Palestra 01. Comandante do Exército

     Auditório do CPOR/RJ

11:00 às 11:50

               Palestra 02. A definir

     Auditório do CPOR/RJ

12:00 às 13:30

                         Almoço

    Refeitório do CPOR/RJ

13:30 às 14:30

.Deslocamento para visita a OM a definir

            A definir

14:30 às 17:00

               Visita a OM a definir

             A definir
 

17:00 às 19:00

Deslocamento para locais de hospedagem

               Vários

 

                     NOITE LIVRE

 

 

DIA 10 de OUTUBRO - TERÇA-FEIRA

HORA

          JORNADA DO EXÉRCITO (02)

LOCAL

06:00 às 08:30

    Deslocamento para local a Vila Militar

Locais hospedagem/local das
       atividades (a definir)

09:00 às 09:50

              Palestra 03 do Exército

        Auditório a definir

10:00 às 10:20

                      Coffee-Break

               A definir

10:20 às 11:10

              Palestra 04 do Exército       

       Auditório a definir

11:10 às 12:00

              Palestra 05 do Exército

       Auditório a definir

12:00 às 13:30

                          Almoço

               A definir

13:30 às 14:30

  Deslocamento para visita a OM a definir

               A definir

14:30 às 17:00

               Visita a OM a definir

               A definir

17:00 às 19:00

Deslocamento para locais de hospedagem

                 Vários

 

                      NOITE LIVRE

 

 

                                        DIA 11 de OUTUBRO - QUARTA-FEIRA

HORA

              JORNADA DA MARINHA

LOCAL

06:00 às 08:30

      Deslocamento para OM da Marinha

 Locais hospedagem/local das
       atividades (a definir)

09:00 às 09:50

               Palestra 01 da Marinha

             A definir

10:00 às 10:20

                       Coffee-Break

             A definir

10:20 às 11:10

               Palestra 02 da Marinha

             A definir

11:10 às 12:00

          Atividades a cargo da Marinha

             A definir

12:00 às 13:30

                           Almoço

             A definir

13:30 às 14:30

        Deslocamento para visita a definir

             A definir

14:30 às 17:00

                      Visita a definir

             A definir

17:00 às 19:00

 Deslocamento para locais de hospedagem

              Vários

20:00 às 21:00

   Deslocamento para atividade cultural
         Teatro Municipal ou similar

              Vários

21:00 às 22:30

  Concerto de Sinfônica ou Banda Militar

             A definir

22:30 às 23:30

 Deslocamento para locais de hospedagem

               Vários

 

                                     DIA 12 de OUTUBRO - QUINTA-FEIRA

HORA

            JORNADA DA FORÇA AÉREA

LOCAL

06:30 às 08:30

      Deslocamento para OM da FAB

 Locais hospedagem/local das
       atividades (a definir)

09:00 às 09:50

                Palestra 01 da FAB

             A definir

10:00 às 10:20

                      Coffee-Break

             A definir

10:20 às 11:10

               Palestra 02 da FAB

             A definir

11:10 às 12:00

          Atividades a cargo da FAB

             A definir

12:00 às 13:30

                           Almoço

             A definir

13:30 às 14:30

 Deslocamento para visita a OM da FAB a
                           definir

              Vários

14:30 às 17:00

            Visita a OM da FAB definir

             A definir

17:00 às 19:00

 Deslocamento para locais de hospedagem

               Vários

 

                     NOITE LIVRE

 

 

                                      DIA 13 de OUTUBRO - SEXTA-FEIRA

HORA

               ATIVIDADE DO CNOR

LOCAL

09:00 às 12:00

   Competição de Tiro. Necessária pré-inscrição.
            Número limitado de atiradores.

 Estande de Tiro a definir

09:00 às 10:30

    Assembleia Geral do CNOR - Parte 1                

     Auditório do CPOR/RJ

10:30 às 10:50

                      Coffee-Break

     Auditório do CPOR/RJ

10:50 às 12:30

   Assembleia Geral do CNOR - Parte 2
   Eleição da Diretoria e Conselho Fiscal

     Auditório do CPOR/RJ

12:30 às 14:00

                          Almoço

            CPOR/RJ

 

                     TARDE LIVRE

 

18:00 às 20:00

 Deslocam. para o Centro de Estudos de Pessoal
.

              Vários

20:30 às 22:30

  Jantar de Confraternização. Posse da nova
     Diretoria-Executiva e Conselho Fiscal.
          Encerramento do XIX ENOREx

  Centro de Estudos de
       Pessoal - CEP

 

                                              DIA 14 de OUTUBRO - SÁBADO

HORA

                        ATIVIDADE

                LOCAL

08:30 às 18:00

          Visitas Variadas. Necessárias
                       pré- inscrições

             DIVERSOS

 

                     NOITE LIVRE

 

 

                                             DIA 15 de OUTUBRO - DOMINGO

HORA

                         ATIVIDADE

                LOCAL

DIVERSOS

  Retorno das Delegações. Traslado para
              aeroportos e rodoviárias.

             DIVERSOS

* Esta programação é preliminar, podendo sofrer alterações e ajustes. Ela abrange apenas as atividades militares ou assemelhadas. A parte turística encontra-se em elaboração e terá uma programação especial.

Sérgio Pinto Monteiro - 2º Ten R/2 Art    Ricardo Araújo Cordeiro - 2º Ten R/2 Inf
       Presidente do Sistema CNOR                         Presidente da AORE/RJ

 

Voltar ao inicio

Voltar a pagina inicial

 

associe

Contribua com a nossa Associação
de forma rápida, simples e segura.
Nossas realizações dependem
da sua valiosa contribuição.

loja

flalecimento

Junho de 2012 - Web Designer - Ana Fontes